Leiria: Bispo quer «Igreja unida» e uma fé mais «madura»

Leiria, 12 mar 2013 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima concluiu na cidade do Lis a sua visita pastoral às paróquias da Diocese, iniciada em 2008, alertando para a “necessidade da formação dos cristãos” 

Em entrevista ao gabinete diocesano de informação e comunicação, enviada hoje à Agência ECCLESIA, o pároco de Leiria conta que D. António Marto sublinhou só uma fé trabalhada, mais “adulta e madura”, pode responder aos “desafios próprios deste tempo”. 

Segundo o padre Gonçalo Dinis, o prelado insistiu também junto das comunidades católicas da cidade na “importância de desenvolver um espírito de comunhão eclesial visível”, para que em vez de “uma Igreja desgarrada”, os fiéis possam mostrar à sociedade em geral uma Igreja unida” e dar um exemplo “forte de comunhão”. 

D. António Marto dividiu a sua visita à paróquia de Leiria em duas partes, uma entre os dias 1 e 3 de março e a outra entre 7 e 10, numa iniciativa que envolveu encontros com responsáveis políticos, com profissionais de saúde e com o mundo do comércio. 

O bispo passou também por diversas escolas, para conversar com crianças, adolescentes e jovens, por lares e instituições sociais e religiosas e procurou dar novo alento aos movimentos e grupos pastorais da região. 

Nos últimos cinco anos, o prelado visitou as nove vigararias e 74 paróquias da Diocese, para “encorajar” as populações a “um renovado encontro com Cristo” e ajudá-las “a redescobrir a beleza e a alegria da fé e da vocação cristã”. 

GIC/JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR