Braga: Arquidiocese assinala 90 anos do arcebispo emérito com missa e convívio

D. Eurico Dias Nogueira participou no Concílio Vaticano II

Braga, 06 mar 2013 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga assinala hoje com uma missa na catedral os 90 anos do seu anterior arcebispo, D. Eurico Dias Nogueira, que se cumprem esta quarta-feira.

Após a celebração, marcada para as 17h30 e transmitida em direto na página da arquidiocese, decorre “um momento de convívio com o clero” no Seminário Conciliar, onde o arcebispo emérito reside, anuncia uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

D. Eurico Dias Nogueira nasceu a 6 de março de 1923 em Dornelas do Zêzere, Concelho de Pampilhosa da Serra e Diocese de Coimbra.

Frequentou o Seminário de Coimbra de 1934 a 1944, ano em que se tornou prefeito e professor no Seminário da Figueira da Foz.

Foi ordenado padre a 22 de dezembro de 1945 e no final do mesmo mês passou a frequentar o Colégio Pontifício Português, em Roma.

Em 1948 reiniciou a atividade docente e pastoral em Coimbra e dez anos depois tornou-se membro do Cabido da Sé.

A 10 de julho de 1964 o Papa Paulo VI nomeou-o bispo de Vila Cabral, atual Lichinga, em Moçambique, e a partir de setembro participou na terceira sessão do Concílio Vaticano II, assembleia que decorreu de 1962 a 1965.

Recebeu a ordenação episcopal no dia 6 de dezembro de 1964 e em 1972 foi transferido para Sá da Bandeira, hoje Lubango, em Angola.

Pediu a resignação da diocese angolana, aceite por Paulo VI a 3 de fevereiro de 1977, e a 5 de novembro do mesmo ano o Papa nomeou-o arcebispo de Braga, missão que manteria durante mais de duas décadas.

A reconstrução dos seminários e a realização de um sínodo constituem algumas das marcas da sua ação à frente da arquidiocese, ministério que a 18 de julho de 1999 foi confiado ao atual arcebispo, D. Jorge Ortiga.

No ano 2000 foi nomeado Juiz do Tribunal Eclesiástico de Braga em 2.ª instância.

DACS/RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top