Quaresma: Dominicanos propõem atividades para «falar com Deus ou de Deus»

Celebrações preparatórias para o tempo pascal em Lisboa incluem um retiro na igreja do Convento de São Domingos, dia 16 de março

Lisboa, 05 mar 2013 (Ecclesia) – A comunidade dominicana de Lisboa está a desafiar as populações da cidade para uma vivência de Quaresma baseada na espiritualidade de São Domingos, fundador da Ordem dos Pregadores.

“São Domingos de dia falava de Deus aos homens e à noite falava a Deus dos homens e o que se pretende é que este tempo de quaresma seja isso, para falar com Deus ou de Deus”, realça o prior do Convento de São Domingos, em declarações à ECCLESIA.

De acordo com o frei Filipe Rodrigues, estão neste momento à disposição das pessoas duas propostas de oração e reflexão, para que elas possam preparar melhor a entrada na Páscoa: as chamadas “quartas-feiras da Quaresma”, que se vão prolongar até à Semana Santa, e um retiro marcado para dia 16 de março, na igreja do Convento.

A primeira iniciativa, para a qual os fiéis se podem inscrever semanalmente, surgiu como uma aposta dos dominicanos para “praticarem as três propostas evangélicas para a Quaresma, a oração, o jejum e a esmola”.

“Começa ao final da tarde de quarta-feira, com a eucaristia às 19h15, depois há uma refeição ligeira com a comunidade, em silêncio, seguida de um tempo forte de oração, com a ajuda de um texto espiritual. O dia termina por volta das 10h00 com a oração de completas”, explica o frei Filipe Rodrigues.

As inscrições para as “Quartas-feiras de Quaresma” estão normalmente limitadas a um grupo pequeno de pessoas, adequado à capacidade do refeitório do Convento, e cada participante “é convidado a deixar um donativo, uma parte para cobrir a refeição, a outra para dar aos pobres”.

Quanto ao retiro de Quaresma, está aberto não só à comunidade que normalmente participa nas celebrações na igreja do Convento dos Dominicanos, em Lisboa, mas também a outras pessoas que queiram participar.

O programa deste ano contará com um pregador “da casa”, o frei José Carlos Lopes Almeida, e as inscrições vão permanecer abertas até 13 de março.

“É um dia muito importante, normalmente participam 70 a 80 pessoas, o que é muito bom”, salienta o frei Filipe Rodrigues.

Os Dominicanos ou Ordem dos Pregadores têm como fundador São Domingos de Gusmão que nasceu em Caleruega (Espanha) em 1170 e faleceu em Bolonha, Itália, em 1221.

A congregação chegou a Portugal em 1217, por intermédio de um companheiro de S. Domingos, o português frei Soeiro Gomes, e conta atualmente com quatro comunidades em Portugal, três conventos e uma casa, e integram ainda o Vicariato de Angola, com mais vinte irmãos, quase todos angolanos, distribuídos por três comunidades.

LS/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top