Igreja: Cardeal escocês reconhece comportamentos impróprios

Lisboa, 04 mar 2013 (Ecclesia) – O cardeal escocês Keith O’Brien admitiu ter cometido atos impróprios, após ter sido acusado de assédio sexual, e revelou a intenção de retirar-se definitivamente da vida pública eclesial.

Este domingo, em comunicado, D. Keith O’Brien reconheceu “que houve alturas” em que a sua “conduta sexual esteve aquém dos padrões esperados” para um “padre, arcebispo e cardeal”.

“Peço desculpa e perdão aos que ofendi”, acrescentou, antes de referir que vai passar o resto da sua vida “em recolhimento”, sem qualquer função na “vida pública” da Igreja Católica.

O arcebispo emérito de Edimburgo tinha anunciado, no último dia 25, a sua decisão de não participar no próximo Conclave para evitar que a “atenção dos media” se centrasse sobre si.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse esta manhã não ter mais informações a dar relativamente a este caso.

Bento XVI aceitou a renúncia de D. Keith O’Brien ao governo da Arquidiocese de Edimburgo, decisão justificada pelo facto de o prelado completar este mês 75 anos de idade, altura em que o Direito Canónico determina que cada bispo apresente a sua resignação, ficando depois à espera da decisão do Papa.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top