Bento XVI: Vaticano convida mosteiros de clausura à oração pela Igreja

Secretário de Estado recorda fim de pontificado e eleição de novo Papa

Cidade do Vaticano, 25 fev 2013 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano enviou uma carta aos mosteiros de clausura da Igreja Católica, pedindo a oração dos monges e monjas contemplativos pelo fim do pontificado de Bento XVI e o seu sucessor.

“Dirijo-vos esta mensagem, enquanto a Igreja inteira acompanha com trepidação os últimos dias do luminoso pontificado de sua santidade Bento XVI e espera a vinda do sucessor que os eminentíssimos cardeais reunidos em Conclave, guiados pela ação do Espírito Santo, escolherão, depois de terem, juntos, perscrutado os sinais dos tempos da Igreja e do mundo”, refere a missiva do cardeal Tarcisio Bertone, divulgada hoje pela sala de imprensa da Santa Sé.

O responsável elogia a “elevação espiritual” de Bento XVI, que “manifesta a dimensão mais verdadeira e profunda de qualquer ato eclesial”: “Depois de ter governado a Barca de Pedro por entre as vagas da história, escolheu dedicar-se sobretudo à oração, à contemplação do Altíssimo e à reflexão”.

D. Tarcisio Bertone recorda o apelo à oração dirigido a todos os fiéis pelo Papa, que apresentou a renúncia ao pontificado no último dia 11, “pedindo que o acompanhem no momento da entrega do ministério petrino nas mãos do Senhor e que esperem, confiantes, a vinda do novo pontífice”.

“Bento XVI tem a certeza de que é de vós, dos vossos mosteiros – femininos e masculinos – espalhados pelo mundo inteiro, que se pode receber o recurso precioso da fé orante que, ao longo dos séculos, acompanha e sustenta o caminho da Igreja. O próximo Conclave poderá, assim, assentar de modo especial sobre a cândida pureza da vossa oração e do vosso louvor”, sustenta.

O secretário de Estado do Vaticano diz ter comunicado a Bento XVI o conteúdo da carta e referiu que o Papa deu a “sua aprovação” pedindo para  agradecer e “atestar o grande amor e consideração” tem pelos mosteiros de clausura.

Após o final do pontificado, esta quinta-feira, Bento XVI vai retirar-se durante algumas semanas para a residência de Castel Gandolfo, arredores de Roma, antes de se mudar em definitivo para um antigo mosteiro dentro do Estado do Vaticano.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top