Portugal: Turismo religioso está em fase de «crescimento»

Representante da Obra Nacional da Igreja Católica para o setor destaca como «polos» emblemáticos Fátima e a região norte do país

Lisboa, 22 fev 2013 (Ecclesia) – O turismo religioso em Portugal está atualmente a beneficiar de um “crescimento que supera a média calculada para o setor”, em termos globais.

Num artigo de opinião publicado na mais recente edição do Semanário ECCLESIA, Varico Pereira, membro da Obra Nacional da Pastoral do Turismo, realça que “o património religioso” no país “constitui o setor mais extenso do universo patrimonial português” e poderá abranger “cerca de 75% de todo o património conhecido”.

Segundo aquele responsável, que integra os quadros da TUREL  – Cooperativa de Turismo Cultural e Religioso, o turismo religioso é hoje “um fenómeno da sociedade em que a amplitude ultrapassa de uma forma clara a ligação que os crentes têm à sua própria religião”.

Varico Pereira dá como exemplo os “mosteiros da Batalha, de Alcobaça, dos Jerónimos e o Convento de Cristo em Tomar” que passaram a ser considerados como “património da humanidade” e refere que mais monumentos estarão na forja para receber essa distinção, como “o Santuário do Bom Jesus, em Braga”.

Esta área de atividade “apresenta hoje um reconhecido dinamismo, absorvendo quotas de mercado muito significativas”, a adesão das pessoas está a crescer, facto comprovado também pelo aumento do “número de operadores” de turismo religioso “em Portugal e no mundo”, realça aquele responsável.

De acordo com dados disponibilizados pela Organização Mundial de Turismo, “cerca de 300 a 330 milhões de peregrinos visitam anualmente os locais religiosos mais importantes do mundo”.

O vogal da Obra Nacional da Pastoral do Turismo adianta informações sobre os “dois polos” mais importantes do turismo religioso a nível nacional, o Norte de Portugal, “pela quantidade de monumentos e pela fé das suas gentes” e o Santuário de Fátima.

“A Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada em outubro de 2007, e a comemoração dos 90 anos das Aparições e a visita de Bento XVI em 2010, levaram ao aumento de peregrinos no Santuário, atingindo-se a cifra de 5,5 milhões”, destaca Varico Pereira, que ao longo da sua reflexão aborda também o Caminho Português de Santiago.

A Obra Nacional da Pastoral do Turismo participará na BTL – Feira Internacional de Turismo, que decorre em Lisboa entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março.

JCP/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top