Fátima: Museu de Arte Sacra e Etnologia conta história das «Damas de Carvão»

Fátima, Santarém, 18 fev 2013 (Ecclesia) – O Museu de Arte Sacra e Etnologia (MASE) de Fátima está a levar ao público uma exposição fotográfica sobre as mulheres da Costa do Marfim que trabalham diariamente na produção de carvão vegetal.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a instituição católica tutelada pelos Missionários da Consolata explica que a mostra, intitulada “Damas de Carvão”, pretende ser “uma homenagem a todos os homens e mulheres que, no seu dia-a-dia e em situações limite, não deixam de colorir a vida com um sorriso de esperança”.

A exposição, incluída num projeto socio-caritativo anual da Congregação a favor da Costa do Marfim, conta com 23 obras fotográficas da fotojornalista Ana Paula Ribeiro, tiradas aquando de uma viagem àquela República africana, em 2011.

Na companhia de dois sacerdotes da Consolata, a profissional da revista Fátima Missionária percorreu durante 15 dias dois mil quilómetros.

O trabalho agora apresentado, que vai estar disponível ao público até ao final de março, de terça a domingo, entre as 10h00 e as 17h00, mostra “as carvoarias de San Pedro onde dezenas de mulheres trabalham, todos os dias, na produção de carvão vegetal”.

“Com os desperdícios de uma serração, fazem montes de pedaços de madeira e serradura, calcam com as mãos e deixam arder durante uma semana. Separam depois o carvão da cinza, que embalam em sacos de plástico para vender”, ilustra o MASE.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top