Nova estrutura prevê sete Comissões que interligam a ação do clero, dos religiosos e dos leigos
Lamego, Viseu 13 fev 2013 (Ecclesia) – A Diocese de Lamego anunciou hoje a “reformulação” dos seus serviços de coordenação pastoral, para os “adaptar às atuais necessidades” da comunidade católica e cumprir com as normas “em uso nos documentos da Igreja”.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o padre Joaquim Rebelo, vigário geral lamecense, explica que o decreto assinado por D. António Couto vai permitir à cúria diocesana funcionar “de modo semelhante ao organigrama da Conferência Episcopal Portuguesa e passar a contar com sete novas Comissões”.
As áreas pastorais em causa são a “Missão e Nova Evangelização; a Educação Cristã e Doutrina da Fé; a Liturgia e Espiritualidade; o Laicado e a Família; as Vocações e Ministérios; a Pastoral Social e Mobilidade Humana; e os Bens Culturais e Comunicações Sociais”.
O decreto, datado de 7 de fevereiro, prevê a ramificação de cada Comissão em vários Departamentos, que por sua vez serão divididos em diversos Serviços, cada um correspondendo a um setor específico de ação pastoral na região, interligando clero, religiosos e leigos.
Esta reestruturação vai fazer com que valências “há muitos anos agrupadas em Secretariados” passem a funcionar sob uma “nova estrutura”, mais adequada a responder aos desafios enfrentados pela fé cristã, especialmente no que diz respeito à necessidade de uma “nova evangelização”.
“É verdade que a Nova Evangelização depende muito mais da renovação de cada pessoa, do que da renovação das estruturas, mas estas podem e devem ser agilizadas de modo a corresponderem à finalidade da missão da Igreja, que é anunciar a todas as pessoas o Evangelho”, salienta o texto.
JCP