Iraque: Bento XVI confirma eleição de novo Patriarca caldeu

Cidade do Vaticano, 01 fev 2013 (Ecclesia) – Bento XVI confirmou hoje a eleição de D. Louis Sako como patriarca de Babilónia dos Caldeus (Iraque), realizada pelo Sínodo dos Bispos desta igreja, que decorreu em Roma.

O novo responsável assume o nome de Louis Raphaël I Sako e substitui no cargo o cardeal Emmanuel III Delly, que tinha apresentado a sua renúncia em dezembro de 2012.

O patriarca nasceu em Zakho, no Iraque, a 4 de julho de 1948, e era arcebispo de Kirkuk (300 quilómetros a norte de Bagdad) desde 27 de setembro de 2003.

[[v,d,2672,]]O arcebispo passou por Portugal em novembro de 2011, para uma visita de 10 dias durante a qual disse que a comunidade internacional deve proteger os cristãos no Iraque para servirem como “ponte” entre o Ocidente e o Islão, evitando a ‘talibanização’ do país.

“Sem cristãos, o que vai acontecer é que restarão apenas talibãs”, alertava, em entrevista à ECCLESIA, o novo patriarca.

D. Louis Sako recebeu em 2010 o ‘Prémio para a Paz’ do movimento católico internacional ‘Pax Christi’.

A comunidade caldeia (rito oriental da Igreja Católica) no Iraque reza na mesma língua de Jesus, o aramaico, e sobrevive há 2 mil anos sem nunca ter tido um rei ou um império cristão no território iraquiano.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top