Sínodo diocesano: Acontecimento marcante e feliz

Cónego Bonifácio Bernardo, secretário diocesano da Pastoral de Portalegre-Castelo Branco

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco está em Sínodo desde janeiro de 2009, sob o lema inspirado em 2 Tim. 1,6: O Dom está em ti.

Foi há quatro anos que se iniciaram as primeiras ações de informação e mobilização junto dos padres, gradualmente alargadas aos outros cristãos integrados na vida das paróquias (movimentos eclesiais, associações e obras da Igreja) e também aos que vivem mais ou menos afastados da vida da fé.

O processo avança progressivamente. Umas ações desencadeiam outras, conforme as fases estreitamente ligadas e complementares: informação e mobilização gerais, reflexão por grupos e celebração em sessões. É este o dinamismo próprio da caminhada sinodal. Em novembro (dia 17) e dezembro (dias 1 e 29) de 2012 realizámos as três sessões da primeira assembleia sinodal, sobre o tema: Evangelização e Igreja no mundo, tendo em conta a reflexão e propostas dos grupos paroquiais sinodais.

Na terceira sessão foram votadas 156 propostas e recomendações relativas a cinco áreas, elaboradas no “Instrumento de Trabalho” distribuído aos membros sinodais: Igreja diocesana, que dizes de ti mesma?; o mesmo Jesus Cristo e nova evangelização; estruturas de participação; formação cristã: adultos, jovens, adolescentes e crianças; a celebração da fé.

Quem aceita envolver-se na caminhada sinodal experimenta a alegria da participação, a grandeza da missão que a todos desafia e, muito especialmente, a força da comunhão que une. A comunhão entre todos, revestindo várias formas e expressões, é uma nota distintiva fundamental que o Sínodo favorece e promove. Por isso o Sínodo é um desafio que reclama ousadia e compromisso da parte de todos os intervenientes.

O Sínodo é importante pela natureza do processo (corresponsabilidade partilhada), pelos milhares de cristãos envolvidos nos grupos paroquiais sinodais e pelos membros sinodais representativos (89) que participam nas sessões da Assembleia Sinodal. Com o seu bispo, padres, leigos (a maioria), diáconos e religiosas participam nas ações próprias de cada fase e nas várias comissões.

O Sínodo é marcante pelos objetivos que se propõe: a renovação pessoal e da Igreja diocesana, o incremento da ação apostólica e missionária dos seus membros, a corresponsabilidade partilhada com alegria, a redescoberta da fé e da vida em Cristo celebradas comunitariamente.

O Sínodo é ainda relevante pela análise das dificuldades que a Igreja diocesana enfrenta no presente e futuro imediatos, pelas propostas e recomendações que aprova em assembleia, pelos caminhos novos que abre e pelo empenhamento que desperta.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top