Multimédia: Redes Sociais Virtuais – o que são?

Fernando Cassola Marques

No passado dia 24 de janeiro, dia da festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, Bento XVI publicou a sua mensagem para o 47.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, sob o título “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”. Apesar de ser um tema bastante em voga, esta semana vamos refletir um pouco sobre o que são as redes sociais.

Todo o ser humano é por natureza em ser social que necessita de estar em contacto com o outro. A relação com o outro é uma característica intrínseca a toda a pessoa. No espaço virtual o cenário não é diferente, dado que estamos a falar de pessoas, mudando somente o campo de interacção. Uma enorme vantagem prende-se com o facto de a comunicação ser imediata, ultrapassando barreiras inimagináveis.

As redes sociais são, portanto, um reflexo dessa necessidade de comunicação, feita através da internet. A pessoa apresenta-se ao mundo virtual, através de páginas pessoais, blogues ou serviços específicos para esse efeito (facebook, twitter, tumblr, etc.), tudo isto, utilizando as mais recentes tecnologias ao nível de som, texto e imagem.

O grande objetivo da existência de uma rede social passa por permitir ao utilizador apresentar-se de um modo pessoal, expressando-se com outros indíviduos que partilhem interesses comuns. Portanto, os sítios na internet criados especificamente para o efeito foram concebidos para que os utilizadores partilhem informações acerca de si (dados pessoais, opiniões e gostos pessoais – livros, músicas, filmes), existindo normalmente a possibilidade de outros efetuarem comentários aos diversos assuntos colocados nesse espaço virtual, criando assim a tal rede.

A maioria destes serviços é fornecida de forma gratuita, sendo apenas necessário que o utilizador se registe num sítio web. Os dados pessoais são pedidos logo no ato da inscrição, no entanto podemos escolher aqueles que pretendemos que fiquem visíveis para a comunidade. Através dos dados partilhados, procuram-se afinidades, denominadores comuns, criando assim a tal “rede de amig@s”. Essa rede vai sendo alargada na medida em que os nossos amigos ficam visíveis aos amigos dos outros –  o conceito “traz outro amigo também”, no estado mais puro!

Como facilmente podemos depreender, o conceito de amizade nas redes sociais, é usado de uma forma bastante alargada, sendo que qualquer semelhança com a realidade “física” não passa disso mesmo.

Assim, consideramos que conforme refere Bento XVI “as redes sociais, para além de instrumento de evangelização, podem ser um fator de desenvolvimento humano”.

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