Salesianos: Jovens desafiados a evangelizar no meio de uma realidade «capaz de esmagar o coração do homem»

Reitor-mor da Congregação diz que em «cada pessoa há uma grande dor que precisa de ser escutada, compreendida e curada»

Roma, 31 jan 2013 (Ecclesia) – O reitor-mor da Congregação Salesiana escreveu uma carta aos jovens da ordem religiosa católica pedindo-lhes que alimentem e reforcem a sua vocação evangelizadora e o seu serviço missionário dentro da Igreja.

Na mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA, o padre Pascual Chávez Villanueva salienta a necessidade de espalhar a Palavra de Deus no meio “do tempo comum que, se não for atravessado pela luz da ressurreição, é capaz de esmagar o coração do homem”.

“No coração de cada pessoa, com efeito, há uma ferida, uma grande dor que precisa de ser escutada, compreendida e curada”, sublinha o 9.º sucessor de D. João Bosco.

Numa altura em que os salesianos se preparam para celebrar o bicentenário do fundador, nascido em Itália em 1815, o sacerdote recorda o primeiro oratório fundado pelo agora São João Bosco, em Valdocco, um bairro da cidade de Turim, e que foi dedicado a São Francisco de Sales.

“Daquela terra de missão, partiram muitos jovens para evangelizar povos e terras distantes, dando pessoalmente as suas vidas pela educação, pela promoção humana e pela evangelização de muitas gerações de jovens”, salienta aquele responsável, incentivando os jovens salesianos a acrescentarem novas “páginas” àquela história.

“A fé cresce no momento em que nos tornamos disponíveis para a transmitir aos outros. Evangelizar é a vossa vocação, queridos jovens”, complementa o reitor-mor.

O padre Pascual Chávez Villanueva destaca a importância do evangelho para “mudar a mentalidade, o coração das pessoas e, através delas, as estruturas sociais, de forma que estejam mais de acordo com o desígnio de Deus”.

Os novos missionários de D. João Bosco são chamados “a traduzir e a incarnar a fé no dia-a-dia”, e a atraírem para a sua causa os jovens que “não moram no seu próprio coração”, que “vivem distraídos” e que “sobretudo são tiranizados e escravizados por mil senhores”, conclui o sacerdote.

A Sociedade de São Francisco de Sales ou Congregação Salesiana foi fundada pelo italiano São João Bosco (1815-1888), tendo chegado a Portugal em 1894, onde está presente em escolas, paróquias, centros juvenis e meios de comunicação social.

O método apostólico de D. João Bosco consistia em partilhar toda a sua vida com os jovens, por isso abriu escolas, centros de formação profissional, Oratórios-Centros juvenis.

A comunidade salesiana é composta por padres e irmãos de vida consagrada, que fazem votos de castidade, pobreza e obediência, ao mesmo tempo que procura envolver os leigos na sua espiritualidade, a exemplo do que acontece com o Movimento Juvenil Salesiano.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top