CNE: Escuteiros preparam-se para promover «48 horas de voluntariado»

«Maratona de solidariedade» vai decorrer entre 23 e 24 de fevereiro um pouco por todo o país

Lisboa, 28 jan 2013 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutistas vai promover dois dias de voluntariado, entre 23 e 24 de fevereiro, no âmbito da comemoração dos seus 90 anos de existência e para honrar a memória do seu fundador, Robert Baden-Powell.

Numa mensagem veiculada através da internet, o responsável nacional do movimento católico, chefe Carlos Pereira, destaca a atividade como uma forma dos escuteiros, individualmente ou em grupo, desenvolverem “voluntariado junto dos outros e para os outros”, numa espécie de “boa ação coletiva”.

Aquele responsável espera que o evento se afirme como “uma grande manifestação de escutismo” numa ocasião “de ação de graças” e que os grupos envolvidos possam “contribuir para a felicidade dos outros”.

As “48 horas de Voluntariado” destinam-se aos elementos da 4.ª seção do CNE, os Caminheiros, com idades entre os 18 e os 22 anos, acompanhados pela respetiva direção de agrupamento, que tenham submetido um projeto de ação de voluntariado em parceria com outras entidades locais.

Sem limite de inscrições, a iniciativa vai decorrer em todos os locais onde o CNE está implantado, com o objetivo também de “evidenciar a diversidade de âmbitos” que podem constituir o “serviço à comunidade” e “valorizar os escuteiros enquanto escola de voluntariado”.

Todos os projetos devem ter no mínimo “três horas de duração”, realça o chefe nacional do movimento, desafiando os escuteiros a transformarem 23 e 24 de fevereiro numa autêntica “maratona de voluntariado” e “solidariedade”.

O Corpo Nacional de Escutas, nascido do movimento mundial escutista fundado em 1907 pelo inglês Robert Baden-Powell (1857-1941) encontra-se atualmente implantado nas 20 dioceses católicas do país, com cerca de 1100 agrupamentos locais, somando um total de aproximadamente 70 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos.  

Em cada agrupamento funcionam, regra geral, quatro unidades, cada qual respeitando a uma faixa etária concreta: lobitos (6 aos 10 anos), exploradores/moços (10 aos 14 anos), pioneiros/marinheiros (14 aos 18 anos) e caminheiros/companheiros (18 aos 22 anos).

JCP

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top