EMRC: Docentes debatem «inovação pedagógica»

Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica decorre até domingo no Seminário do Verbo Divino, Fátima, com a presença de mais de 200 professores

Lisboa, 25 jan 2013 (Ecclesia) – O Departamento de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) abre hoje em Fátima um fórum de três dias para ajudar os docentes da disciplina a reforçarem competências e definirem respostas à altura dos desafios da sociedade atual.

Segundo o coordenador do organismo integrado no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), em declarações publicadas através da internet, esta iniciativa permitirá “olhar a EMRC enquanto serviço à formação integral da pessoa humana” e “promover a inovação pedagógica na lecionação da disciplina, em contexto escolar”.

Reforçar a qualidade do ensino é uma das principais prioridades, já que só assim será possível manter a tendência positiva dos últimos anos, que têm “mostrado um crescimento sustentado no número de inscrições”, realça Dimas Pedrinho.

O Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica, subordinado ao tema “Descobrir a solidez da fé: Testemunho e missão do professor de EMRC”, é acolhido pelo Seminário do Verbo Divino e deverá contar com a participação de mais de 200 professores.

A sessão de abertura do evento, marcada para as 17h30, terá como orador D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

No programa destaque, entre outros, para a participação do professor João Duque, presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, que irá falar sobre “a educação integral da pessoa humana”, e de Elisa Urbano, diretora do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar de Aveiro, que abordará a temática da “Evangelização em meio escolar”.

Além de serem chamados pelo Departamento de EMRC a aprofundarem as suas capacidades educativas, os docentes são também desafiados a serem modelos e testemunhas ativas dos valores que transmitem para os alunos.

No âmbito do Ano da Fé que a Igreja Católica está a promover até novembro, para revitalizar as bases das comunidades cristãs, os responsáveis pela disciplina querem ainda encontrar formas de “dar centralidade” ao evento proclamado pelo papa Bento XVI.

O Fórum termina no domingo com uma sessão dedicada aos “desafios à missão da disciplina e ao professor de EMRC”, onde o SNEC traçará “perspetivas” de futuro para o setor.

Educris/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top