UCP aposta nos valores do «humanismo cristão»

Reitora da Universidade Católica assina mensagem para o Dia Nacional da instituição, que se assinala a 3 de fevereiro

Lisboa, 23 jan 2013 (Ecclesia) – A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) expressou o seu compromisso com o “sólido conjunto de valores do humanismo cristão” na mensagem para o Dia Nacional da instituição, que ocorre a 3 de fevereiro.

“É necessário transformar o exigentíssimo momento histórico que vivemos numa espécie de laboratório da esperança, que fermente ideias, atitudes e práticas, que devolva horizonte, que pesquise e relance potencialidades”, frisa Maria da Glória Garcia no texto enviado à Agência ECCLESIA.

A responsável, que tomou posse do cargo de reitora a 18 de outubro, sublinha o “papel representado pela busca do conhecimento e da verdade, segundo a diversidade dos saberes, e guiada por padrões de excelência científica e humana, para assim melhor se colocar ao serviço do bem comum”.

‘Formar para a Confiança’ é o lema escolhido para o Dia Nacional, data em que os ofertórios das missas devem reverter para a UCP, que os destina à atribuição de bolsas de apoio aos alunos da Faculdade de Teologia.

“O que mais hipotecaria o nosso futuro seria alienarmos do presente uma cultura de confiança”, vinca Maria da Glória Garcia, de 58 anos, que confia a instituição à oração dos católicos para que “desenvolva um trabalho indiscutivelmente credível” no cumprimento dos seus propósitos.

A sessão solene relativa ao Dia Nacional da UCP decorre a 1 de fevereiro, às 18h00, nas instalações da Foz do Centro Regional do Porto, sob a presidência do magno chanceler, D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa.

O presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, vai proferir a Oração de Sapiência, intitulada ‘A UniverCidade”, a que se segue a entrega de cartas doutorais e imposição de insígnias.

O programa da cerimónia continua com a distribuição de medalhas aos funcionários que completaram 25 anos de serviço, momento que antecede o discurso da reitora e as palavras de encerramento, pelo cardeal-patriarca.

A UCP, “que se caracteriza por uma visão cristã do homem, dando um contributo específico ao conjunto dos conhecimentos”, foi fundada em 1967, tendo obtido reconhecimento oficial quatro anos depois, lê-se na página da instituição.

Nos seus 46 anos a Universidade Católica Portuguesa, atualmente instalada em Lisboa (sede), Porto, Braga e Viseu, concedeu graus a mais de 20 mil alunos.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top