Tibães, Braga, 22 dez 2012 (Ecclesia) – O Mosteiro de Tibães, no concelho de Braga, encerra hoje a exposição “God Factor”, que “explora a dimensão relacional entre arte e religião” através de 21 artistas de Portugal e mais 10 países.
“No contexto estruturado das normas assumidas tradicionalmente na sociedade, impõe-se o evidenciar o paralelo entre obediência e transgressão e o conflito resultante das práticas que violam e subvertem o dogma religioso”, explicam os organizadores em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
A mostra “procura potenciar a produção de conhecimento, através da confrontação de interpretações, memórias e testemunhos”, mediante a “recriação”, “revisitação” e “reformulação dos conteúdos evangelizadores, quer da narrativa, quer da imagética”.
A exposição, com curadoria de Inês Valle, centra-se na produção artística que as questões que se colocam “entre a arte e o ser, entre a arte e o sagrado, entre a arte e o profano, entre a arte e o proibido, entre a arte e os homens ou entre a arte e os deuses”.
RJM