Diocese decidiu reforçar Fundo Social em 2013 com os donativos dos fiéis durante o tempo quaresmal
Faro, 11 dez 2012 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve decidiu que a próxima renúncia quaresmal se vai destinar ao seu Fundo Social que visa apoiar as vítimas da crise, “dando prioridade às situações de carência mais grave”, concretamente junto da população desempregada.
A edição eletrónica do jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ revelou hoje que a decisão foi tomada após reunião do Conselho Presbiteral, no último dia 4, na qual os padres da região deram “parecer positivo” para que os donativos recolhidos em 2013 revertam “por inteiro” para esse fim, tal como aconteceu em 2011 e 2012.
A renúncia quaresmal é uma prática em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo.
O Fundo Diocesano Social, que é composto por valores provenientes das renúncias quaresmais dos católicos algarvios, da contribuição de um mês de ordenado dos sacerdotes do Algarve e de donativos particulares, apoiou desde fevereiro de 2009 169 casos num total de cerca de 91 mil euros.
Na reunião foi ainda comunicado as comemorações previstas para Portimão, em junho do próximo ano, no âmbito dos 25 anos de ordenação episcopal de D. Manuel Madureira Dias, bispo emérito do Algarve.
O Conselho Presbiteral, constituído em cada diocese, é uma espécie de senado do bispo, que representa o presbitério (colégio dos presbíteros, sacerdotes).
FD/OC