Lisboa, 05 dez 2012 (Ecclesia) – A Microsoft apresentou hoje a “Bolsa do Voluntariado”, a primeira aplicação de solidariedade para Windows 8, assinalando o Dia Internacional dos Voluntários.
A aplicação funciona em ligação com o portal da Bolsa do Voluntariado, criado pela ENTRAJUDA, “permitindo a qualquer organização de solidariedade social que pretenda promover projetos solidários ou de natureza social e que necessite de apoio de voluntários apresentar-se e apresentar a oportunidade que tem em aberto”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelos seus promotores.
A Bolsa do Voluntariado congrega mais de 25 mil voluntários e tem 1300 Instituições registadas.
Para Isabel Jonet, presidente da ENTRAJUDA “a aplicação da Bolsa do Voluntariado para Windows 8 vem introduzir uma nova dinâmica na relação entre as pessoas que querem ser voluntárias e as organizações que criam oportunidades, ajudando a aproximar quem quer dar de quem precisa de receber”.
A ENTRAJUDA foi criada em 2004 para apoiar instituições com gestão, organização, formação, voluntariado de competências, bens e equipamentos: criou a Bolsa do Voluntariado, o volunteerbook, o Banco de Bens Doados e os Projetos Solidários.
A internet apresenta ainda o espaço ‘My Social Project’, uma rede social que junta “causas, voluntários e empresas”, apresentada em abril, contando neste momento com mais de 2500 membros.
Através do My Social Project, voluntários individuais conseguem criar um perfil de voluntário personalizado e as empresas podem “imergir no mundo do voluntariado, entrando em contacto com causas e voluntários observando em tempo real as ações realizadas e o impacto obtido”.
O Conselho Consultivo da iniciativa inclui o comentador e professor universitário Marcelo Rebelo de Sousa; o presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), António Pinto Leite; e o padre Lino Maia, líder da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, entre outros.
OC