Lisboa: Patriarcado aposta em textos do Vaticano II

D. José Policarpo apresenta iniciativa «Acreditar com o Concílio», no ano da Fé

Lisboa, 20 nov 2012 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa lançou hoje o programa ‘Acreditar com o Concílio’, com o qual procura que os cristãos da diocese leiam ou releiam os textos do Vaticano II (1962-1965).

“Há gerações que nasceram depois do Concílio e nunca tiveram oportunidade de meditar, ler e, porventura, rezar a partir destes textos fundamentais do magistério da Igreja”, sublinha D. José Policarpo, numa mensagem vídeo.

Esta iniciativa serve para celebrar os 50 anos da abertura do Concílio e integra-se no Ano da Fé convocado por Bento XVI.

‘Acreditar com o Concílio’ é um conjunto de textos selecionados para “ajudar os crentes da diocese a reencontrarem-se” com esta assembleia mundial de bispos e “para muitos, talvez a maior parte, a encontrarem-se pela primeira vez” com os documentos conciliares.

Na apresentação, o cardeal-patriarca de Lisboa revela que o itinerário proposto leva “à centralidade de Jesus Cristo na humanidade e na Igreja” e a segunda parte debruça-se sobre a “Igreja enviada ao mundo contemporâneo”.

Este programa vai estar disponível a partir de hoje e pode ter “várias incidências nas comunidades, desde o trabalho pessoal ao trabalho em comunidade”.

 “Compete aos grupos e paróquias servirem-se destes instrumentos”, acrescenta D. José Policarpo.

Para a divulgação destes instrumentos de trabalho, vão ser usados “os meios informáticos da diocese” e “também os meios escritos, sobretudo o jornal ‘Voz da Verdade’”.

Publicados semanalmente, estes vão ser elaborados de “forma alternada” por D. José Policarpo e por D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa.

A sua publicação será acompanhada do respetivo texto comentado e estará disponível, à quinta-feira, no site do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt) em versão vídeo.

Segundo o cardeal-patriarca, o Papa Bento XVI teve uma proposta “muito feliz” com a proclamação do Ano da Fé porque o Concílio foi “uma grande manifestação de fé, da fé da Igreja”.

Uma oportunidade de encontro com “esta voz do magistério da Igreja” que, nas palavras de Bento XVI, “continua atual e uma bússola segura num mundo tão complicado como é o nosso hoje”, concluiu.

O Ano da Fé iniciou-se a 11 de outubro, data em que passaram 50 anos da abertura do II Concílio Vaticano e 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, terminando a 24 de novembro de 2013, último domingo do ano litúrgico.

LFS

[[v,d,,]]

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR