Braga: Paróquia de Priscos vai ser «Aldeia das Religiões»

Iniciativa envolve representantes de 32 confissões religiosas e vai decorrer entre 25 e 28 de outubro

Lisboa, 16 out 2012 (Ecclesia) – A paróquia de Priscos vai acolher entre 25 e 28 de outubro representantes de 32 confissões religiosas, uma iniciativa apoiada por Braga 2012 Capital Europeia da Juventude para promover o diálogo entre os diversos credos.

Em declarações publicada hoje pelo jornal Diário do Minho, o padre João Torres, responsável pela comunidade bracarense, destaca que esta “Aldeia das Religiões” é uma “novidade no campo da experiência inter-religiosa em Portugal e na Europa”.

O sacerdote realça ainda que, mesmo a nível mundial, o evento tem um carácter quase inédito, já que a primeira reunião do género aconteceu em 1992, no Rio de Janeiro (Brasil) mas decorreu em tendas em vez de casas e demorou “uma noite” em vez de “quatro dias”.

Este projeto também é pioneiro a nível do programa Capital Europeia da Juventude (CEJ), instituído desde 2009 pelo Fórum Europeu da Juventude para dar a conhecer regiões que se destacam na integração social dos mais novos.

“Daqui damos o pontapé de saída para o diálogo inter-religioso. Esperamos que as outras capitais continuem este projeto”, salienta Hugo Pires, presidente da Fundação Bracara Augusta, responsável pela organização do CEJ na cidade minhota.

Para o padre João Torres, trata-se sobretudo de fomentar entre os jovens o debate religioso, para que eles tenham “consciência” de que a harmonia e a pluralidade de ideias neste campo “é o primeiro passo para a construção da tão desejada paz”.

“Queremos que os jovens se interroguem sobre a sua própria religiosidade e conheçam outras formas de religiosidade” refere o sacerdote, acrescentando que “há mais verdade religiosa em todas as religiões juntas do que numa só”.

A inauguração da “Aldeia das Religiões está marcada para as 15h00 e terá como ponto alto um “momento simbólico pela paz, com a presença de vários líderes religiosos”.

À disposição dos participantes, além das diversas habitações, estará também uma “tenda do encontro” e um “refeitório comum”, preparados de forma a reforçar “o diálogo, a partilha e o convívio” entre as pessoas.

Com uma vasta oferta de atividades religiosas, culturais e recreativas, a “Aldeia das Religiões” abre depois nos dias 26 e 27 de outubro, entre as 10h00 e as 22h00, e no dia 28, entre as 10h00 e as 18h00.

DM/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top