Braga: Arcebispo pede jovens que incomodem a sociedade

D. Jorge Ortiga presidiu à abertura do Ano da Fé e das atividades escutistas na região em 2012/2013

Braga, 15 out 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga apelou este domingo aos jovens da região para “incomodarem” a sociedade com a sua fé e rejeitarem a “banalidade”.

“A Igreja e a sociedade precisam urgentemente da nossa fé, para deixar este mundo um pouco melhor”, declarou D. Jorge Ortiga perante milhares de pessoas reunidas na Avenida Central, em Braga, para a abertura oficial do Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013) na arquidiocese.

O prelado deixou votos de que esta iniciativa, proclamada por Bento XVI no 50.º aniversário do Concílio Vaticano II (1962-1965), sirva para a redescoberta do “significado vital” da fé, para que esta seja “uma luz de esperança nos caminhos da juventude”.

“O que é que a Igreja pode oferecer ao homem que a Braga Capital Europeia da Juventude não consegue?”, questionou o arcebispo, citado pela edição de hoje do ‘Diário do Minho’.

D. Jorge Ortiga sublinhou a necessidade de combater “a secularização, o conformismo, a indiferença e a desvalorização moral que alguns paradigmas sociais suscitam”.

“A fé não se vende nas prateleiras dos supermercados, nem se descarrega na internet”, recordou o prelado, secundado pelo bispo auxiliar, D. António Moiteiro, e por alguns sacerdotes diocesanos.

Numa celebração que assinalou a abertura do Ano Escutista para a região de Braga, o arcebispo local quis saudar o esforço de todos os dirigentes deste movimento, “que contribuem para construir uma juventude diferente”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top