Vaticano: Papa pede ajuda para refugiados no leste do Congo

Bento XVI alerta ainda contra «ricos desonestos»

Castel Gandolfo, Itália, 30 set 2012 (Ecclesia) – Bento XVI apelou hoje ao apoio da comunidade internacional para os refugiados no leste da República Democrática do Congo, situação que mereceu uma reunião de alto nível nas Nações Unidas, manifestando “preocupação” pela situação.

“Estou particularmente próximo dos refugiados, das mulheres e crianças, que por causa dos persistentes confrontos armados passam por sofrimentos, violências e profundo mal-estar”, disse, na residência pontifícia de Castel Gandolfo, arredores de Roma, após a recitação da oração do Angelus.

O Papa deixou votos de que as partes envolvidas encontrem “vias pacíficas de diálogo e de proteção de tantos inocentes” e se regresse “o mais rapidamente possível à paz”.

Bento XVI aludiu, em particular, à necessidade de repor a “convivência fraterna desta população tão provada, bem como em toda a região”.

O atual conflito já causou cerca de meio milhão de deslocados e coloca em confronto as autoridades congolesas e o M23, movimento saído de uma anterior rebelião cujos membros tinham sido integrados no exército após um acordo assinado com Kinshasa a 23 de março de 2009.

Além da situação na república africana, o Papa dedicou parte da sua reflexão aos “ricos desonestos”, retomando uma passagem da Bíblia contra as “riquezas acumuladas à conta de abusos”.

“As palavras do Apóstolo Tiago colocam de sobreaviso contra o desejo vão de bens materiais e constituem um forte apelo ao utilizá-los na perspetiva da solidariedade e do bem comum, agindo sempre com equidade e moralidade, a todos os níveis”, explicou.

Bento XVI disse ainda que os católicos “não devem sentir ciúme” e têm de saber apreciar “todos os gestos e iniciativas de bem”.

Na saudação em francês, o Papa aludiu ao início do ano universitário, considerando que o mundo académico é “um lugar no qual Deus não pode esta ausente”.

Após cerca de três meses de estadia em Castel Gandolfo, Bento XVI vai regressar ao Vaticano esta segunda-feira.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top