Solidariedade: Preferência dos cristãos deve ir para «mais pobres e marginalizados»

Bispo auxiliar do Porto assinalou início do ano de atividades na diocese e dedicação da sé

Porto, 10 set 2012 (Ecclesia) – D. João Lavrador, um dos bispos auxiliares do Porto, frisou este domingo na catedral da cidade que as pessoas carenciadas e excluídas devem estar no topo das prioridades dos cristãos.

“Se preferência deve haver entre os discípulos de Jesus Cristo só poderá ser para com os mais pobres e marginalizados”, sublinhou na homilia da missa, enviada à Agência ECCLESIA, no dia em que se assinalou o aniversário da consagração da sé a Deus (dedicação) e o arranque do ano de atividades.

O “testemunho vivo e coerente” dos fiéis implica que o Evangelho passe “pela vida, pelos critérios, opções e valores que orientam a existência de cada cristão”, afirmou.

Pertence aos católicos “despertar na sociedade atual o espanto, a admiração e o encanto que o encontro e ação de Jesus Cristo provoca na pessoa que a ele se abre e se deixa transformar por ele”, pelo que a Igreja deve manifestar a “alegria” que a fé cristã suscita “na vida pessoal e comunitária”, salientou.

Perante responsáveis e membros das vigararias e secretariados da diocese, bem como professores de Educação Moral e Religiosa Católica presentes na catedral, D. João Lavrador acentuou que a comunhão dentro da Igreja é “uma tarefa constante que exige uma atenção cuidada”.

“Convido-vos a abrirdes o vosso coração, a vossa inteligência e a fortalecer a vontade para aceitardes em compromisso festivo a tarefa que o Senhor vos encarrega de realizardes ao longo deste ano pastoral”, disse o prelado na celebração habitualmente presidida pelo bispo do Porto, este ano ausente em Timor para o encontro dos bispos lusófonos que termina hoje em Díli.

“O nosso bispo conta com todos nós para que este ano, centrado no mais essencial da nossa condição de cristãos, a Fé, seja vivido em profundidade e, através das diversas ações que vão decorrer, possa atingir todos os diocesanos”, acrescentou D. João Lavrador.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top