Educação: Disciplina, silêncio e cooperação entre pais e professores são chaves do sucesso escolar

Psicóloga do Secretariado Nacional da Educação Cristã espera que aumento de alunos por turma seja solução provisória

Lisboa, 06 set 2012 (Ecclesia) – Disciplina, silêncio e cooperação entre pais e professores são alguns dos fatores que contribuem para o sucesso escolar, afirma a psicóloga Cristina Sá Carvalho, do Secretariado Nacional da Educação Cristã da Igreja Católica.

“Seria muito importante que os pais se esforçassem por responsabilizar os filhos, promovendo uma vida mais disciplinada, como deitar cedo e levantar a horas de ter uma refeição saudável, e não aquelas porcarias que se compram à última hora no supermercado”, frisa.

Em entrevista que vai ser transmitida este domingo no programa ECCLESIA na Antena 1, a docente sugere “uma hora por dia de silêncio em casa”, sem televisão, computador, telefone e música, para criar a capacidade de “concentração”, aptidão importante para a aprendizagem que, no seu entender, é difícil de encontrar nas crianças e adolescentes.

Cristina Sá Carvalho reprova os pais que comparecem na escola depois de notificados sobre problemas com os filhos e agem “com grande violência verbal e física”, comportamento que além de “absolutamente injusto e ineficaz” demonstra “alguma falta de saúde mental na sociedade”.

A responsável observa que os estabelecimentos de ensino devem ser capazes de se “modernizar” para ultrapassarem aquele que considera o aspeto “talvez mais subdesenvolvido no sistema de ensino português”: “a precariedade e a falta de relação entre escolas e famílias”.

“Em todos os países desenvolvidos já se provou que a qualidade da relação entre famílias e escolas é o principal agente de desenvolvimento das próprias escolas, além de ser fator fortíssimo de intervenção nas comunidades”, sublinha a psicóloga, que critica a atitude dos professores que “querem ver os pais ao longe”.

A especialista afirma que “as crianças estão a aprender e a trabalhar muito pouco”, pelo que “o grande apoio que os pais precisam de dar à escola é o apoio que têm de dar aos seus filhos”, suporte que também se traduzirá “num apoio excelente a si mesmos e a Portugal”.

A docente censura o aumento de estudantes por turma mas acredita que “os alunos não vão ser prejudicados” porque os professores têm “grande resiliência” e as escolas demonstram “grande capacidade de adaptação” às mudanças.

“Compreendo que há necessidade de reduzir custos e que este ministro tem um orçamento muitíssimo inferior relativamente aos que o precederam”, refere Cristina Sá Carvalho, que faz votos de que a “sobrecarga” para os docentes seja “provisória” e que “não deixe consequências a longo prazo”.

PRE/RJM

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