Coimbra: Cáritas apoia alunos desfavorecidos

Campanha «Sementes do Saber» reverte a favor da compra de material escolar e conta com «vários padrinhos» em Portugal e no estrangeiro

Coimbra, 06 set 2012 (Ecclesia) – A Cáritas de Coimbra quer proporcionar às crianças e jovens mais desfavorecidas da região um regresso em pleno ao tempo de aulas, através da recolha de donativos para a compra de livros e outros materiais escolares.

De acordo com um comunicado publicado hoje no site daquela organização solidária católica, o projeto ‘Sementes do Saber’ contempla o apoio a agregados familiares instalados no “Bairro da Rosa, zona de realojamento social com elevadas necessidades financeiras e educativas”.

A urbanização é atualmente servida pelo Centro Comunitário de S. José, instituição tutelada pela Cáritas de Coimbra, que já identificou pelo menos “70 destinatários cujo orçamento para a aquisição de manuais e outro material escolar oscila, em média, entre os 149 e os 285 euros”.

Para ajudar os agregados a fazerem face a estes encargos, num “contexto de crise e desemprego”, a direção da Cáritas apela à participação das “empresas e dos cidadãos”.

O organismo conimbricense reconhece que “a situação está difícil para todos, mas há quem tenha muito menos”.

A aprovação da nova “lei de atribuição dos escalões sociais” – recorda ainda – veio agravar ainda mais a situação de “algumas famílias com baixos/médios rendimentos”, já que “deixaram de usufruir da totalidade do apoio da Ação Social Escolar.

A promoção da campanha está a decorrer a bom ritmo e permitiu a angariação de “vários padrinhos”, tanto em Portugal como no estrangeiro.

“A forma como as pessoas reagiram” a este “pedido de ajuda” foi mesmo uma “surpresa” para a Cáritas, já que “houve pessoas que ligaram dizendo que não tinham recursos para serem padrinhos, mas que poderiam trazer livros antigos ou que queriam pelo menos louvar a iniciativa”.

Com o objetivo de estreitar os laços entre as pessoas que aderiram a esta causa e os futuros beneficiários, a Cáritas vai realizar “em breve” um “lanche convívio” para “padrinhos e afilhados”, no Centro Comunitário de S. José.

“A partir daí estará nas suas mãos a possibilidade de estabelecerem uma relação de acompanhamento que leve ainda mais longe esta iniciativa”, conclui a organização.

O projeto “Sementes do Saber” começou a ser implementado o ano passado e conta também com a colaboração de “um grupo de idosos que está a produzir artigos manufaturados para venda”, cujos lucros reverterão depois para as famílias apoiadas.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top