Lisboa: Igreja do Restelo com licença de utilização

Lisboa, 08 set 2012 (Ecclesia) – A igreja de São Francisco Xavier, projetada pelo arquiteto Troufa Real, no Restelo, Patriarcado de Lisboa, obteve a licença de utilização da Câmara Municipal e vai começar a receber as celebrações da paróquia.

“A partir deste sábado, inclusive, dia da Natividade da Virgem Maria, as missas dos fins-de-semana e dias santificados passam a ser celebradas na nova igreja paroquial”, adianta a página da Paróquia de São Francisco Xavier na internet.

A cerimónia de dedicação e bênção da nova igreja foi presidida por D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, no dia 3 de dezembro de 2011, pouco mais de dois anos depois do início das obras de construção (17 de novembro de 2009).

O edifício, com capacidade para 500 pessoas, tem um bojo em cor-de-ferrugem (inicialmente estava previsto o uso de um tom dourado) e a sua projetada torre de 108 metros de altura não saiu ainda do papel.

A obra de Troufa Real baseia-se na vida de São Francisco Xavier e na aventura portuguesa dos Descobrimentos.

O santo jesuíta nasceu no castelo de Xavier, em Navarra (Espanha) no ano de 1506, chegando a Lisboa em 1540, enviado pelo Papa Paulo III, a pedido do Rei de Portugal.

Em 1541 partiu para o Oriente, tendo anunciado a mensagem cristã na Índia e Japão durante dez anos; morreu em 1552 na ilha de Sanchoão, às portas da China.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top