Cidade do Vaticano, 16 ago 2012 (Ecclesia) – O patriarca ortodoxo de Moscovo, Cirilo I, inicia hoje uma viagem à Polónia durante a qual vai assinar uma mensagem conjunta com o presidente da Conferência Episcopal Polaca, D. Jozef Michalik, revelou a Rádio Vaticano.
O documento vai ser assinado esta sexta-feira, em Varsóvia, e dirige-se aos povos da Rússia e da Polónia, com um apelo “ao perdão recíproco, à reconciliação e ao diálogo e testemunho comum, sobretudo no que diz respeito aos desafios do mundo moderno e da Europa atual”.
Cirilo I, que deixará solo polaco no domingo, vai visitar as comunidades ortodoxas locais e vai ser recebido pelo presidente da República, Bronislaw Komorowski.
O exército da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas invadiu a Polónia a 17 de setembro de 1939, sem declaração formal de guerra, um ato considerado como “agressão” pelos polacos, mas que os russos justificam com a necessidade de se proteger do avanço do exército nazi da Alemanha.
Mosenhor Wojciech Polak, secretário da Conferência Episcopal Polaca, destaca que o documento conjunto de católicos e ortodoxos quer dar início a um “processo de possível reconciliação”, baseado “na verdade histórica”.
“Por isso, convidamos os historiadores a continuarem o seu esforço de investigação e esclarecimento das dificuldades do passado”, acrescentou.
OC