Angra do Heroísmo, Açores, 14 ago 2012 (Ecclesia) – O bispo de Angra, D. António Braga, nomeou párocos para as duas ilhas mais ocidentais do arquipélago, Flores e Corvo, e designou reitores para os santuários do Senhor Santo Cristo e do Senhor Bom Jesus.
A ilha do Corvo, a mais pequena dos Açores, continua a ser confiada ao padre Hélio Soares, enquanto que os sacerdotes Davide de Jesus Rocha Barcelos e Ruben Medeiros de Sousa ficam solidariamente responsáveis por 10 paróquias das 11 paróquias das Flores.
A paróquia de Fazenda das Lajes, igualmente nas Flores, é assumida pelo padre José Alves Trigueiro, estabelece o documento da diocese sediada na Ilha Terceira.
Os santuários do Senhor Santo Cristo, na Ilha de São Miguel, e do Senhor Bom Jesus, na Ilha do Pico, terão como reitores monsenhor Augusto Cabral e padre Marco Paulo Martinho, respetivamente.
O decreto determina igualmente, entre outras nomeações, que o padre Cipriano Pacheco vai ser o vigário episcopal de São Miguel.
D. António Braga espera a “compreensão das comunidades para aceitarem, em ação de graças, o que é possível garantir-lhes e oferecer-lhes, não supervalorizando tradições e hábitos adquiridos”.
Notícia corrigida em 29.08.2012
RJM