Lamego: Comunidade católica celebra Senhora dos Remédios

Bispo fala em «ponto mais alto» da religiosidade da região

Lamego, Viseu, 07 set 2012 (Ecclesia) – O bispo de Lamego espera que a festa em honra da padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Remédios, marcada para este sábado, sirva para unir mais as comunidades locais em torno de Cristo.

Numa nota pastoral enviada à Agência ECCLESIA, D. António Couto recorda que a solenidade “é o ponto mais alto” da vivência religiosa da região e apela “a todos os movimentos e comunidades paroquiais” para que “marquem presença” na iniciativa de forma “ativa, peregrina e orante”.

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios recebe anualmente milhares de peregrinos, nacionais e estrangeiros, em busca “de algum consolo para as suas dores e de um bocadinho de esperança para a sua vida”, aponta o prelado.

Para o bispo, a melhor forma de prestar homenagem à padroeira lamecense é “encher de fé, de amor e de esperança todos os caminhos que vão dar” àquele local de culto.

O programa comemorativo inclui “um itinerário de preparação”, que decorre no Santuário de 30 de agosto até hoje.

“Cada dia desta novena” será preenchido por um tempo dedicado à recitação do terço, à adoração e à celebração eucarística, a partir das 06h00, e por uma oração mariana, orientada pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, às 18h00.

Estaquinta-feira, no final da oração da manhã, a imagem de Nossa Senhora dos Remédios foi transportada em procissão para a Igreja das Chagas.

A festa em honra de Maria terminará em “grande” no sábado, com missa solene no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, às 10h00 e com a procissão através das ruas da cidade de Lamego, a partir das 16h00.

D. António Couto desafia os peregrinos a “aproveitarem este tempo de graça para renovarem a sua alegria cristã e dedicação à Mãe de Deus” e de toda a Humanidade, que “acolhe” cada homem “na sua Casa e o conforta nos seus braços maternais”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top