Leiria-Fátima: Grupo missionário Ondjoyetu promove semana de evangelização no Alentejo

Projeto procura dinamizar populações «descristianizadas» da região e conta com a participação de sete leigos, duas religiosas e um sacerdote

Leiria, 07 ago 2012 (Ecclesia) – O grupo missionário Ondjoyetu, da diocese de Leiria-Fátima, está a promover uma semana de evangelização junto das paróquias de Santiago do Cacém, Abela, S. Bartolomeu e Ademas, na região alentejana.

Em declarações ao gabinete de informação e comunicação diocesano, hoje enviadas à Agência ECCLESIA, o padre David Nogueira realça que o objetivo do projeto passa por “estar atento às necessidades do próximo e fazer algo por ele, neste caso pelas populações envelhecidas e algo descristianizadas do Alentejo”.

O sacerdote, que acompanha um grupo formado ainda por sete leigos e duas religiosas, acrescenta que a iniciativa pretende mostrar que Portugal também é “terra de missão” e que o esforço de evangelização e solidariedade não deve ser apenas canalizado para os países tradicionalmente mais carenciados, como Angola ou Cabo Verde.

A viagem dos missionários, que começou no último sábado e se vai prolongar até dia 12 de agosto, tem como lema “Chamados a fazer brilhar a Palavra de Verdade” e como subtema “Ser Missionário na Paróquia”.

Para além de corresponder a uma iniciativa já habitual no calendário do Grupo Ondjoyetu, a semana de evangelização comunga do tema que animou a diocese de Leiria-Fátima durante este ano pastoral, intitulado “Testemunhas de Cristo no Mundo”.

De acordo com o padre David Nogueira, a experiência permitirá ao grupo reforçar o seu “dinamismo” e “aumentar a sua capacidade de resposta aos problemas dos outros”, em território nacional e além-fronteiras.

Os sete missionários leigos são provenientes de diversas paróquias da Diocese de Leiria-Fátima, enquanto as duas religiosas integram a comunidade das Filhas de Santa Maria de Guadalupe, na Marinha Grande.

Entre os elementos, destaque para a presença de Libânia Cruz, uma leiga de 83 anos, que é “carinhosamente” tratada como a “avó” do grupo.

As quatro paróquias-alvo de evangelização, Santiago do Cacém, Abela, S. Bartolomeu e Ademas, estão neste momento a ser acompanhadas por três sacerdotes redentoristas.

Os missionários do Grupo Ondjoyetu querem complementar e enriquecer o trabalho dos párocos através da promoção de diversos eventos, como visitas domiciliárias e aos lares, animação das celebrações, encontros de formação e ações de rua.

GIC/JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR