Iniciativa celebra ação dos católicos juntos dos milhares de portugueses espalhados pelo mundo
Fátima, 11 ago 2012 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai receber no domingo e segunda-feira a peregrinação anual dos migrantes, iniciativa que deverá atrair à Cova da Iria milhares de emigrantes portugueses.
D. Jorge Ortiga, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana (CEPSMH) será um dos responsáveis eclesiais presentes na Peregrinação do Migrante e do Refugiado, que este ano será alusiva ao tema ‘Celebrar a Memória para Projetar a Nova Evangelização do Futuro’, revela uma nota do Santuário enviada à Agência ECCLESIA.
O frei Francisco Sales Diniz, diretor da Obra Católica Portuguesa das Migrações, que em 2012 assinala 50 anos, disse à Agência ECCLESIA que a efeméride celebra a “epopeia histórica” da ação dos católicos “junto dos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, assim como a alegria do encontro com a diversidade cultural e religiosa”.
O programa começa às 07h30 de domingo com missa em alemão, seguindo-se, de hora a hora, celebrações em inglês, francês, espanhol, neerlandês, italiano e polaco.
A conferência de imprensa de apresentação da peregrinação, que será dada por D. António Vitalino Dantas, bispo de Beja e vogal da CEPSMH, está marcada para as 16h00 na Casa de Nossa Senhora do Carmo e meia hora mais tarde começa a missa com participação de doentes, seguida de procissão.
Pelas 18h30, o prelado da diocese alentejana iniciará oficialmente a peregrinação na Capelinha das Aparições, onde a Virgem Maria surgiu pela primeira vez em maio de 1917, segundo os relatos de Lúcia e dos beatos Francisco e Jacinta, crianças que então apascentavam o rebanho.
A partir das 21h30 realiza-se a oração do Terço e a procissão de velas, antes da missa que também será presidida pelo bispo de Beja.
O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, irá presidir à eucaristia de dia 13, às 10h00, que será seguida pela bênção dos doentes, pela consagração à Virgem Maria e pela Procissão do Adeus à imagem da Senhora de Fátima.
A Sala de Imprensa do Santuário anunciou que até ao momento estão inscritos grupos provenientes da Indonésia, Vietname, Sri Lanka, Costa do Marfim e Líbano, entre mais de uma dezena de nacionalidades.
A peregrinação ocorre durante a 40.ª Semana Nacional de Migrações, que a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana organiza de 12 a 19 de agosto.
RJM