Papa enviou mensagem aos budistas Tendai pelos 25 anos de encontro de oração promovido em Quioto
Cidade do Vaticano, 03 ago 2012 (Ecclesia) – Bento XVI destacou hoje a importância da presença de líderes religiosos junto das populações afetadas por desastres naturais, numa mensagem aos budistas Tendai do Japão em que deixa votos de “maior solidariedade e ajuda mútua”.
“Os eventos trágicos também mostram como as pessoas de diferentes crenças podem cooperar umas com as outras pelo bem da pessoa humana”, refere o Papa, num documento divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.
O texto assinala o encontro inter-religioso de oração pela paz no mundo que há 25 anos decorre em Hieizan, no Monte Hiei, arredores de Quioto, dirigindo-se ao monge supremo da denominação budista, Kojun Handa.
Bento XVI evoca as vítimas do terramoto e do tsunami que atingiram o nordeste do território nipónico em 2011 e as “consequências terríveis” destes desastres para todo o Japão.
“Foi comovente ver o papel efetivo dos líderes religiosos na oferta de esperança e de apoio, bem como de conselho e consolação, a todos os que sofriam”, declara.
A mensagem foi lida hoje pelo secretário emérito do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, D. Pier Luigi Celata, em visita ao Japão.
“O compromisso com a causa da paz por parte de lideranças religiosas é de suma importância”, assinala o Papa.
Bento XVI sublinha que o encontro no Monte Hiei se tornou “um evento anual que contribui efetivamente para o diálogo entre as pessoas de diferentes confissões”.
OC