Bento XVI elogia Jogos Olímpicos

Papa deixa saudação aos participantes na edição de Londres 2012 e pede tréguas nos conflitos internacionais

Castel Gandolfo, Itália, 22 jul 2012 (Ecclesia) – Bento XVI dirigiu hoje uma saudação aos participantes na próxima edição dos Jogos Olímpicos (JO), que se vão iniciar esta sexta-feira em Londres, e disse que a Igreja olha para o evento com “particular simpatia e atenção”.

O Papa destacou o “forte valor simbólico” daquele que classificou como “o maior evento desportivo mundial, no qual participam muitíssimas nações”, falando após a recitação da oração do Angelus, em Castel Gandolfo, arredores de Roma.

“Rezemos para que, segundo a vontade de Deus, os Jogos de Londres sejam uma verdadeira experiência de fraternidade entre os povos da Terra”, prosseguiu.

Em inglês, Bento XVI enviou as suas saudações aos “organizadores, atletas e espetadores” dos JO 2012.

“Rezo para que, no espírito das tréguas olímpicas, a boa vontade gerada por este evento desportivo internacional possa trazer frutos, promovendo a paz e a reconciliação por todo o mundo”, acrescentou.

A Trégua Olímpica moderna foi inspirada em acordos semelhantes realizados durante os antigos Jogos Olímpicos na Grécia, que permitiam aos concorrentes e espetadores viajarem com segurança.

A organização dos Jogos de Londres, que se concluem a 12 de agosto, vai reservar espaços inter-religiosos de oração e silêncio para os 16 mil atletas de mais de 200 países, incluindo Portugal.

O centro interconfessional da aldeia olímpica inclui mais de 50 clérigos cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e hinduístas, entre outros, para “oferecer apoio, cuidado pastoral e ajuda espiritual”, bem como vários momentos de celebração e encontros de grupo, refere o site do evento.

Este espaço foi visitado por representantes das nove religiões que vão oferecer a sua presença durante os JO 2012.

Além da presença no centro interconfessional, a organização londrina anuncia serviços de capelania para os seus mais de 200 mil membros e voluntários, bem como para 20 mil profissionais da comunicação, envolvendo “193 capelães das comunidades religiosas” locais.

Os JO 2012 têm vindo a ser preparados, a este nível, desde 2007, com um grupo de referência de várias religiões para promover o seu envolvimento neste evento desportivo.

Durante a competição, os representantes religiosos poderão circular na aldeia olímpica com um identificação e um crachá próprio, com a palavra ‘Faith’ (fé) e os logos dos J0.

Portugal vai estar representado nos JO 2012 por 75 atletas em 13 modalidades.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR