Cachopo, Faro, 20 jul 2012 (Ecclesia) – Os 30 idosos que foram evacuados esta quinta-feira à noite do Centro Paroquial de Cachopo, devido à proximidade do incêndio, regressaram hoje às instalações, revelou à Agência ECCLESIA um dos responsáveis da instituição.
O diácono Albino Martins sublinhou que o auxílio às vítimas do fogo foi facilitado pela solidariedade entre a população, que deu provas de “uma grande relação da proximidade e entreajuda”.
O fogo, que está “praticamente extinto” na freguesia, foi combatido pela ação “espetacular” dos bombeiros: “Manifestaram uma coragem tremenda, com a preocupação constante de o fogo não chegar às casas. É gratificante ver o trabalho destes homens e dos da GNR”, destacou.
Além do lar, a paróquia situada no interior algarvio, a meia centena de km do litoral, presta apoio domiciliário a 50 idosos em 23 montes da freguesia e é também responsável por 35 utentes distribuídos por centros de dia.
A Proteção Civil pediu na quarta-feira à paróquia de Cachopo para acolher no seu salão os desalojados e a população que abandonou as casas devido à proximidade das chamas, num total de 45 pessoas, a quem foram dadas refeições, cuidados médicos e dormida.
RJM