Lisboa: Pedidos de ajuda aumentaram quase 200%

Cáritas Diocesana atendeu «412 famílias, das quais 318 pela primeira vez» durante o primeiro semestre de 2012

Lisboa, 13 jul 2012 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Lisboa anunciou hoje um aumento de “quase 200 por cento” no número de pedidos de ajuda na região, durante o primeiro semestre deste ano, em comparação com igual período do ano passado.

Numa nota publicada através da página da organização católica na internet, pode ler-se que só entre janeiro e maio de 2012 “foram atendidas mais 176 pessoas”, o que representa um acréscimo de 192 por cento, segundo a instituição.

Os dados, que foram reunidos através de um estudo efetuado pela instituição solidária, referem ainda que, durante o mesmo espaço de tempo, “foram atendidas 412 famílias, das quais 318 pela primeira vez”.

Quanto às principais necessidades identificadas e apoiadas, a organização católica adianta que “o grosso dos pedidos incidiu sobre o auxílio no pagamento de despesas relacionadas com as necessidades básicas das pessoas/famílias, ou seja, teto, água, luz e gás; e no apoio alimentar”.

Os serviços centrais da Cáritas lisboeta receberam “82 pessoas por mês, quando no ano de 2011 a média mensal nos primeiros 5 meses era de 47 pessoas”.

O mesmo comunicado revela que o “Projeto Igreja Solidária”, criado em 2009 pelo Patriarcado de Lisboa, recebeu e deferiu “49 pedidos de apoio” durante o primeiro semestre deste ano, e em termos financeiros foram distribuídos cerca de 27 mil euros.

A Cáritas Diocesana de Lisboa destaca o “número crescente de novas entidades” que “têm vindo a recorrer ao Projeto Igreja Solidária e a grande afluência de “utentes à Loja Solidária”, que serviu “650 famílias, 175 pela primeira vez”.

Entre as diversas Cáritas diocesanas espalhadas pelo país, a organização coordenada pelo Patriarcado de Lisboa foi aquela que atendeu mais pessoas em dificuldades, nos primeiros meses de 2012.

De acordo com estatísticas fornecidas pela Cáritas Portuguesa, entre janeiro e março passaram pela entidade lisboeta mais de 15 mil pessoas.

No início de julho, o aumento dos pedidos de ajuda levou inclusivamente a Cáritas Diocesana de Lisboa a apostar na abertura de uma nova “Loja Solidária”, na localidade da Ameixoeira.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR