Turismo: Igreja vai lançar carta de sensibilização

Nova Obra Nacional quer envolver comunidades no seu trabalho e aproveitar potencialidades do património

Lisboa, 09 jul 2012 (Ecclesia) – A Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) vai lançar uma carta, este verão, a sensibilizar as comunidades cristãs para “este trabalho e para a sua necessidade e com algumas indicações concretas”, revelou hoje o diretor da instituição.

O padre Carlos Godinho falou à Agência ECCLESIA após a reunião do organismo católico, que decorreu em Lisboa.

“Conseguimos definir os estatutos e toda a organização da ONPT”, referiu, acrescentando que ao nível dos objetivos gerais se pretende “iluminar a Pastoral do Turismo com a Palavra de Deus e promover o turismo à luz da Doutrina Social da Igreja”.

Uma “atenção particular à dignidade da pessoa humana e à promoção do bem comum” serão também linhas a ter em conta, disse o sacerdote da Diocese de Coimbra.

Quanto a objetivos específicos da ONPT, o diretor salientou que se pretende “facultar orientações à pastoral ordinária (diocese e paróquia)” e “formar agentes de pastoral do turismo”

“A possibilidade de criar parcerias com algumas instituições eclesiais ou de outra natureza e promover, periodicamente, as jornadas da pastoral do turismo” são também algumas das pretensões deste organismo criado, recentemente, pela conferência Episcopal Portuguesa.

Para além deste ponto de agenda, os membros da ONPT falaram sobre o “organigrama do site na internet” e também “do logótipo”.

Ao nível das parcerias, o padre Carlos Godinho adiantou que já foi “contactado por algumas para estabelecer algumas parcerias, nomeadamente, na perspetiva da formação de agentes da pastoral do turismo”.

O diálogo com a Universidade Católica Portuguesa (UCP) e alguns institutos de ciências religiosas para dar formação a “agentes ou guias que possam conduzir uma visita ao património religioso” é também uma prioridade.

Quando de fala em pastoral do turismo, as pessoas ficam “cativas da costa e do litoral”, mas em Portugal existe “um património imenso e vasto que deve ser valorizado”, concluiu o padre Carlos Godinho.

A próxima reunião da ONPT será na diocese do Algarve, a 18 de setembro. 

Além do diretor, a equipa da ONPT é composta pelo reitor do Santuário de Cristo-Rei, padre Sezinando Alberto, que ocupa o cargo de secretário, e pelo padre Miguel Neto, responsável pelo setor na Diocese do Algarve, que assume a tesouraria.

O grupo de vogais compreende Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja; frei José Loureiro, do Comissariado da Terra Santa; Varico Pereira, pertencente à cooperativa Turel; Rosário Frazão, da Agência de Viagens Verde Pinho; e Natalina Ferreira, do Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top