É preciso «superar o cansaço da fé e recuperar a alegria de ser cristão», frisou D. João Lavrador
Fátima, Santarém, 09 jul 2012 (Ecclesia) – Leigos e religiosos católicos ligados ao Instituto dos Missionário do Espírito Santo (Espiritanos) peregrinaram sábado e domingo ao Santuário de Fátima sob o lema “Com Maria, mais Comunhão, melhor Missão”.
A iniciativa enquadrou-se nos 75 anos da Liga Intensificadora da Ação Missionária, associação de leigos criada em Fátima pelos Espiritanos a 13 de maio de 1937, com o objetivo de promover e apoiar a transmissão da mensagem cristã em regiões onde nunca foi anunciada ou perdeu vigor.
Na missa celebrada às 11h00 de domingo na Cova da Iria, D. João Lavrador, um dos bispos auxiliares do Porto, acentuou a urgência de “superar o cansaço da fé e recuperar a alegria de ser cristão”, revela uma nota enviada à Agência ECCLESIA pela Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.
O crente “sustentado pela felicidade interior de conhecer Cristo e de pertencer à sua Igreja” tem energia para enfrentar as “situações opressivas, de sofrimento humano”, recusando “acomodar-se no seu próprio bem-estar”, sublinhou.
O programa da peregrinação incluiu a celebração da missa de sábado, presidida por D. Serafim Ferreira e Silva, bispo emérito de Leiria-Fátima, diocese onde se situa o santuário da Cova da Iria, além da recitação do terço, vigília de oração e via-sacra.
RJM