Guarda: Seminário com novos estatutos

Guarda, 04 jul 2012 (Ecclesia) – O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, apresentou os novos estatutos do seminário diocesano visto que os anteriores datavam de 1932.

Os novos estatutos “são mais claros e concisos, sendo portanto mais fácil compreendê-los e manuseá-los”, refere um comunicado enviado, hoje, à Agência ECCLESIA.

“Constam de seis capítulos e de sessenta e seis artigos, ao longo dos quais se define a natureza da personalidade jurídica do seminário, se indica os seus órgãos de governo e respetivas funções”, sublinha a nota

O documento, apresentado dia 01 deste mês, apresenta também “as grandes linhas do projeto formativo”, fala da vida institucional, dos requisitos objetivos para a admissão ao seminário e às ordens sacras, terminando com uma série de disposições gerais sobre os seminaristas, o seminário e as condições para a futura revisão dos Estatutos agora publicados”.

O reitor do Seminário da Guarda, padre Joaquim Pinheiro, apontou como razão principal para a revisão dos antigos estatutos, publicados em 1932 por D. José Alves Matoso, bispo diocesano à data, a necessidade que actualmente o seminário tem de “dispor de um instrumento jurídico atualizado, que defina claramente o seu papel no âmbito da Diocese e agilize a relação com as instituições civis”.

LFS

 

Partilhar: