Pastoral Juvenil: Igreja deve ser fonte de valores

Conselho Nacional esteve reunido em Fátima

Fátima, Santarém, 23 jun 2012 (Ecclesia) – O diretor do Secretariado Nacional das Comunicações da Igreja afirmou esta sexta-feira aos participantes do Conselho Nacional de Pastoral Juvenil que a Igreja “tem de ser fonte de notícias e de valores e agência de sentido”.

No encontro, a decorrer em Fátima, até hoje, o cónego João Aguiar sublinhou que o tempo novo da comunicação, “onde todos querem tudo, uma nova cultura mediática”, o futuro da Igreja, “que passa pelos jovens, é criar conteúdos”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

No Conselho Nacional de Pastoral Juvenil (CNPJ) – tem como tema «Pastoral Juvenil: evangelizar é a Missão» – o padre Eduardo Novo, diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil (DNPJ) adianta que este espaço de reflexão é um “fórum privilegiado de debate”

Ainda no contexto da comunicação social, o cónego João Aguiar refere que o modelo de comunicador é “o jornalista Jesus, o perfeito comunicador, que estudou circunstâncias, ambientes, falou na linguagem dos ouvintes e procurou a comunhão”.

No final deixou o desafio a todos os agentes de pastoral juvenil: “estão conscientes para partir, dar a boa nova e fazer comunicação segundo o modelo?”.

D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu e responsável desta área da pastoral, abriu a manhã de hoje falando aos presentes sobre o ano da fé que se avizinha e dos 50 anos do Concílio Vaticano II e da sua importância que teve na pastoral juvenil.

O prelado referiu que é preciso “dizer aos jovens que são escolhidos e são enviados a serem apóstolos e formadores de outros jovens”. “A pastoral juvenil pode ser um laboratório de participação”, referiu, sublinhando que são agentes que têm de acreditar e participar nas várias atividades da sociedade.

O padre Eduardo Novo e um dos responsáveis da Paulus Editora, irmão Darlei, apresentaram o “plano” ‘Youtravel’, um livro de formação com base no Youcat, Catecismo da Igreja para os jovens, que vai ser anunciado em todas as dioceses.

A intenção é possibilitar que o DNPJ e a Paulus mostrem aos agentes da pastoral juvenil, durante um dia, a nova publicação, bem como dar a conhecer as realidades diocesanas deste setor, para que todos possam melhorar as suas funções junto dos jovens.

Outro dos temas falados foi o próximo Festival Nacional da Canção que se vai realizar no próximo dia 1 de dezembro, em Fátima, no Centro Paulo VI, onde os presentes ficaram a par do regulamento, que brevemente vai estar disponível.

O XIV Fórum ecuménico jovem a realizar no próximo dia 10 de novembro, no Porto, no Colégio dos Órfãos, vai ter como tema: “Valoriza a juventude que há em ti!” (1 Tim. 4,12).

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top