Bispo local testemunha momentos que se seguiram a ataque de carro armadilhado
Lisboa, 18 jun 2012 (Ecclesia) – Uma nova série de atentados contra igrejas na Nigéria provocou este domingo a morte de 35 pessoas, um total agravado pelo assassinato de 11 muçulmanos na sequência das retaliações de jovens cristãos.
O bispo de Zaria, no Estado de Kaduna (norte da Nigéria), relatou à Agência Fides, do Vaticano, o momento do impacto de um carro armadilhado na Catedral de Cristo Rei, deixando um rasto de destruição.
D. George Jonathan Dodo adiantou estar em contacto com as autoridades locais para “garantir a segurança dos fiéis”, explicando que “os jovens reagiram com violência, em particular quando se divulgou a notícia do ataque contra a igreja pentecostal”, outra das atingidas este domingo.
Este responsável sublinha que os ataques contra igrejas cristãs que se têm sucedido nas últimas semanas, no norte do país, fazem prever que “os responsáveis por estes atos de violência estejam a seguir uma agenda precisa”.
Os ataques são atribuídos ao grupo radical islâmico ‘Boko Haram’, que será responsável por cerca de 300 mortes nos últimos 18 meses
OC