Braga: Igreja Católica local diz que novo bispo auxiliar vem reforçar aposta na educação da fé

Arcebispo bracarense destaca «experiência pastoral» e «formação catequética» de D. António Manuel Moiteiro Ramos

Braga, 08 jun 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga saudou hoje o novo bispo auxiliar da região, D. António Manuel Moiteiro Ramos, como “um irmão” que “em muito” irá ajudar a comunidade local a crescer na fé “celebrada, vivida, anunciada e contemplada”.

Através de uma mensagem publicada na página da Arquidiocese minhota na internet, D. Jorge Ortiga destaca a “experiência pastoral” do novo prelado, de 56 anos, até agora pároco da Sé e São Vicente, na Diocese da Guarda, e a sua “formação na área da catequética”.

Num ano em que a principal aposta da Igreja Católica bracarense passa pela “revisão” da “identidade” cristã da região, com particular atenção ao estudo da “Palavra de Deus”, o responsável nomeado por Bento XVI irá contribuir para “entusiasmar” ainda mais os fiéis “nos caminhos da nova-evangelização”, sublinha a mesma nota.

Natural da freguesia de Aldeia de João Pires, Concelho de Penamacor, Diocese da Guarda e Distrito de Castelo Branco, D. António Moiteiro Ramos desempenhou nos últimos 30 anos funções de pároco e diretor espiritual do Seminário Maior, sempre na região egitaniense.

Doutorado em Teologia Pastoral, o sacerdote foi responsável pelo Departamento de Catequese da Infância e Adolescência, bem como do Ensino da Igreja nas Escolas.

Atualmente era diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, coordenador da pastoral, assistente diocesano das Conferências Vicentinas, membro do Conselho Presbiteral, do Conselho Episcopal e do de Pastoral.

O currículo de D. António Moiteiro Ramos inclui ainda a colaboração em diversas publicações relacionadas com o Programa Nacional de catequese de infância e adolescência.

A ordenação do novo bispo auxiliar de Braga está marcada para dia 12 de agosto, numa celebração que será presidida pelo cardeal português D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.

O futuro prelado vai assim juntar-se a D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga desde 1999, e D. Manuel Linda, bispo auxiliar que foi nomeado em 2009.

“Em nome da Arquidiocese de Braga”, D. Jorge Ortiga assegura “a mais profunda unidade eclesial dos sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos” à volta do novo responsável episcopal.

O arcebispo convida as comunidades cristãs a participarem com “alegria” no acolhimento a D. António Moiteiro Ramos, que começará a ser feito no dia 15 de julho, na Cripta do Sameiro, durante as ordenações presbiterais.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top