Vaticano: Decano dos cardeais contesta «deformação das notícias»

Cidade do Vaticano, 06 jun 2012 (Ecclesia) – O decano do Colégio Cardinalício, D. Angelo Sodano, contestou hoje a “deformação das notícias” relativas ao Vaticano e a Bento XVI.

“Na realidade, diante de fenómenos negativos às vezes tem-se a tentação de os enquadrar  numa ótica deturpada que pode ofuscar a beleza da totalidade”, referiu o cardeal italiano em entrevista concedida ao jornal ‘L’Osservatore Romano’.

Segundo este responsável, antigo Secretário de Estado do Vaticano, “é compreensível que entre personalidades diferentes, nacionalidades diversas, sob um ponto de vista cultural, sensibilidade social, existam juízos diferentes sobre os vários métodos de trabalho”.

O cardeal Sodano refere ainda que entre as 2843 pessoas que trabalham na Cúria Romana e as 2001 no Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano “vigora o compromisso por constituir uma verdadeira comunidade de trabalho, ao serviço do Papa”.

“Obviamente, numa comunidade tão numerosa, alguém pode deixar de cumprir o próprio dever”, admite.

O Vaticano anunciou hoje que continua a decorrer o interrogatório de Paolo Gabriele, mordomo de Bento XVI que é acusado de “furto agravado” de documentos pertencentes ao Papa, crime que pode valer até 8 anos de cadeia.

A informação foi adiantada aos jornalistas pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

Gabriele foi detido a 23 de maio, suspeitando-se que seja o autor de fugas de informação no Vaticano, conhecidas por ‘Vatileaks’, que deram origem à divulgação pública de dados reservados.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top