http://www.cristoeacidade.com
Esta semana apresentamos uma proposta diferente, sendo que de certa maneira, é um sítio diferente e inovador. Estamos a falar da revista digital “Cristo e a Cidade”, que tem como principal objetivo, a publicação de textos de opinião originais sobre os mais variados temas, mas sempre numa perspetiva cristã. Este sítio ecuménico foi criado e desenvolvido por cristãos, que pretendem que esta revista “cresça em divulgação e colaboradores”. Ao não representar “nenhuma Igreja cristã em particular”, este espaço encontra-se aberto “à participação de membros das várias Igrejas cristãs”. “Participando, de modo exigente e rigoroso, nos debates que atravessam a sociedade contemporânea, os dinamizadores de Cristo e a Cidade propõem-se fazê-lo sem renunciar às exigências da razão nem às da fé cristã”.
Logo na página inicial, encontramos os artigos redigidos para a edição do mês, assim como os principais destaques, fomentado assim um maior interesse para a sua leitura. Temos ainda a possibilidade de ir acedendo às edições dos meses passados. De seguida, na opção “Na Praça Pública”, acedemos aos escritos do Dr. Elias Couto, sempre com um olhar perspicaz e bastante acutilante sobre acontecimentos e factos que vão ocorrendo no dia a dia da polis. No item “colaboração dos leitores”, como o próprio nome o indica, pretende-se que os contributos enviados pelas pessoas, sejam aí colocados de maneira a que todos os seguidores possam lêr e refletir na partilha efetuada. Depois, as outras opções são meramente informativas, no entanto, são importantes na medida em que, podemos perceber quem são as pessoas que estão por detrás deste interessantíssimo projeto, no item “colaboradores” e ainda perceber o porquê da existência desta revista digital em, “quem somos”.
Para finalizar, gostaríamos somente de dizer que, num tempo em que a sociedade em geral pretende cada vez mais colocar os cristãos para fora da praça pública, este projeto é arrojado, demonstrando uma coragem e capacidade de afirmação deveras interessante e a não perder de vista.
É mais um sítio a adicionar aos favoritos devendo ser consultado mensalmente e com tempo disponível para nos “perdermos na leitura e reflexão”. Pois, “é um espaço aberto a quantos partilhem as preocupações e comunguem o desejo de levar por diante as tarefas culturais próprias dos cristãos, numa sociedade que só será democrática se puder respirar a liberdade da diferença.”
Fernando Cassola Marques