Nigéria: 15 mortos em atentado contra igreja cristã

Bispo de Bauchi refere que nem a presença de militares e polícia impede ataques bombistas

Lisboa, 04 jun 2012 (Ecclesia) – Um carro-bomba explodiu este domingo junto a uma igreja no norte da Nigéria, matando pelo menos 15 pessoas e ferindo dezenas de outras, segundo o último balanço da Cruz Vermelha.

A igreja pentecostal ‘Fé Viva’, num bairro próximo do aeroporto de Bauchi, foi o alvo do atentado suicida.

Em declarações à agência missionária MISNA, o bispo católico de Bauchi, D. Malachy Goltok, refere que “a presença de militares e polícias na entrada de todas as igrejas da cidade não bastou” para impedir o ataque.

O prelado sublinha que uma barreira de proteção e um posto de controlo da polícia impediram o autor do atentado de chegar à igreja e “provocar danos ainda mais graves”.

A Nigéria conta atualmente com uma população de 155 milhões de habitantes, entre os quais cerca de 64 milhões de cristãos.

Nos últimos quatro anos, os episódios de violência contra as comunidades cristãs, sobretudo na região norte do país, maioritariamente muçulmana, já causaram mais de 10 mil mortos e milhões de euros de prejuízos, refere um estudo da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre.

O mais recente ataque não foi ainda reivindicado, mas a imprensa nigeriana aponta para o grupo Boko Haram, que prometeu não parar com os atentados enquanto a lei islâmica (sharia) não estiver implantada em todo o país.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR