Media: Encontro ibérico analisa contributo dos meios de comunicação enquanto «portas da fé»

Bispos de Portugal e Espanha responsáveis pelo setor reúnem-se em Fátima nos dias 25 a 27 de junho

Fátima, Santarém, 25 jun 2012 (Ecclesia) – Bispos de Portugal e Espanha com responsabilidades na área da comunicação social vão encontrar-se entre hoje e quarta-feira, em Fátima, para refletirem sobre a missão dos media enquanto “portas da fé”.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais (onde se inclui a coordenação do setor dos media) disse que o encontro tem por objetivo “a troca de experiências entre países não só próximos mas com problemáticas semelhantes, neste campo”.

“Os meios de comunicação social, ligados ou não à Igreja, enquanto portas de comunicação, têm uma importância fundamental nos nossos dias, em todas as temáticas, e obviamente não podemos descurar a relação com os media nem negligenciar o seu potencial enquanto portas de transmissão da fé”, salientou D. Pio Alves.

O tema do encontro, que decorre na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, vai ao encontro do desafio que a Santa Sé lançou a todos os católicos na apresentação do Ano da Fé, a assinalar a partir de outubro.

Na mensagem onde sugere orientações pastorais para este ano, a Congregação para a Doutrina da Fé sublinhou a importância de “todos os membros da Igreja” serem “testemunhas credíveis e alegres” de Jesus Cristo “ressuscitado no mundo de hoje”.

O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais reconhece que a missão dos media está hoje muito influenciada por uma realidade que privilegia a “caça da manchete que possa dar mais ouvintes ou vender mais jornais”.

“Sabemos que não é fácil passar para o exterior uma mensagem diferente, mas vamos em primeiro lugar procurar que os meios afetos à Igreja possam estar mais sensíveis para a qualidade dos conteúdos e para a necessidade de transmitir o que é fundamental, neste caso a fé”, apontou.

O Encontro conta com os membros das comissões episcopais de Portugal e Espanha, além de responsáveis pelos secretariados que a integram, sendo o tema apresentado pelo anterior diretor do Secretariado das Comunicações Sociais de Espanha, padre José Maria Gil Tamayo, e pelo jornalista da SIC Joaquim Franco.

O “Ano da Fé”, que se vai realizar entre outubro deste ano e novembro de 2013, foi proposto por Bento XVI como forma de assinalar o 50.º aniversário do Concílio Vaticano II (1962-1965) e relançar o anúncio do Evangelho no meio da sociedade contemporânea.

JCP/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top