Itália: Igreja Católica disponibiliza um milhão de euros para vítimas dos terramotos

Bispos determinam realização de peditório em todas as missas celebradas este domingo nas dioceses transalpinas

Roma, 31 mai 2012 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Itália disponibilizou um milhão de euros para a população afetada pelos sismos que há mais de dez dias têm atingido a região de Emilia Romagna.

Os bispos determinaram também a realização de um peditório em favor das vítimas nas missas do próximo domingo, cujas ofertas vão ser entregues à Cáritas Italiana, que está no terreno com um centro de apoio, revela um comunicado publicado pela Conferência Episcopal.

Em Milão, onde até domingo decorre o 8.º Encontro Mundial de Famílias, a Cáritas local organizou uma coleta junto dos visitantes da Feira Internacional da Família.

Para sexta-feira está agendada uma oração na catedral milanesa que conta com a participação de bispos das regiões mais atingidas, incluindo o bispo de Mântua, D. Roberto Busti, que dará um testemunho sobre as consequências dos abalos, refere o site do evento.

Uma família atingida pelos efeitos dos terramotos vai estar presente junto do Papa este sábado à noite, durante a Festa das Famílias, que com a missa de encerramento constitui um dos momentos mais importantes do Encontro, adianta a mesma fonte.

Bento XVI referiu-se esta quarta-feira às vítimas dos sismos: “Estou próximo dos feridos em oração e afeto, como também daqueles que sofreram dificuldades, e exprimo as mais sentidas condolências aos familiares de quantos perderam a vida”.

Dirigindo-se a milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa fez votos de que com “a ajuda de todos e a solidariedade de todo o país se possa retomar o mais depressa possível a vida normal” na região, “duramente provada”.

“O meu pensamento vai uma vez mais para a querida população da Emília, atingida por mais fortes abalos sísmicos, que causaram vítimas e danos graves, especialmente nas igrejas”, acrescentou.

A terra continua a tremer na Emilia Romagna, nordeste da Itália, região que nos últimos dias foi atingida por dois terramotos de magnitude 5.9 e 5.8, o último dos quais registado esta terça-feira e que segundo as informações mais recentes causou 17 mortos.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top