Ciência: Hospital da Santa Sé foi palco do transplante de coração artificial mais pequeno do mundo

Cidade do Vaticano, 23 mai 2012 (Ecclesia) – O hospital pediátrico Bambino Gesú, pertencente à Santa Sé, protagonizou o transplante de coração artificial mais pequeno do mundo, já que a intervenção cirúrgica foi realizada num bebé com apenas 16 meses de vida.

Em declarações reproduzidas hoje pelo jornal L’Osservatore Romano, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, classificou a operação como um “evento extraordinário” que “manifestou a paixão pela saúde das crianças e a capacidade de colocar a tecnologia ao serviço da medicina”.

“Um pequeno coração que faça pulsar o sangue e a vida para garantir um futuro é um dom para a sociedade e para tantas crianças e famílias que aguardam com confiança os progressos da ciência médica nas novas oportunidades de tratamento e cura”, salientou.

A implantação pioneira de um suporte mecânico de “assistência ventricular” permitiu assegurar que o batimento cardíaco do pequeno paciente se irá manter “constante”, algo que o coração natural não estava a conseguir.

O protótipo, que “nunca tinha sido experimentado no corpo humano”, consiste numa pequena turbina de titânio, com cerca de cinco centímetros de diâmetro e onze gramas de peso, que mantém o fluxo sanguíneo a circular normalmente.

Este avanço médico e científico surge a poucos dias de uma jornada nacional sobre “doação de órgãos” em Itália, marcada para o próximo domingo.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top