Vida Consagrada: Institutos Religiosos querem reforçar trabalho conjunto nas paróquias

Representantes das congregações portuguesas reuniram em Fátima para abordar tema da «Fé e Nova Evangelização»

Fátima, Santarém, 04 mai 2012 (Ecclesia) – A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) quer lançar as bases para uma maior aproximação às pessoas e comunidades, através da implementação de projetos inter-congregacionais nas paróquias.

Um objetivo avançado à ECCLESIA pela Irmã Lucília Maria Gaspar, presidente daquele organismo, que está reunido em assembleia-geral na Casa das Dores, em Fátima, para abordar o tema da “Fé e Nova Evangelização” como forma de “integração na Igreja Universal e portuguesa”.

Segundo aquela responsável, superiora geral das Servas de Nossa Senhora de Fátima, que assumiu há cerca de um ano a coordenação da CIRP, a realização de projetos conjuntos nas paróquias “é um dos desafios”, como forma de demonstrar também a “unidade de carismas” das diversas congregações religiosas.

Só assim os diversos institutos podem testemunhar junto dos outros a “totalidade da vida de Jesus Cristo” e dar corpo à “presença de Nosso Senhor no mundo”, aponta a Irmã.

Apesar de, segundo a presidente da CIRP, já haverem “várias congregações a trabalhar no mesmo projeto”, nomeadamente “ao nível de comissões” nas paróquias, ainda não há neste momento um plano “assumido”, que permita uma obra conjunta de evangelização e educação na fé.

Trata-se de uma determinação que já estava incluída no plano de atividades daquele organismo, até 2014, e que agora sai reforçada.

A Assembleia Geral da CIRP, que termina hoje no santuário mariano, contou com a presença de D. António Couto, bispo de Lamego e presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.

O prelado aproveitou a ocasião para pedir aos diversos institutos religiosos que privilegiem a relação direta com as pessoas.

A CIRP, criada em 2005, resulta da fusão da Conferência Nacional dos Superiores maiores dos Institutos Religiosos e da Federação Nacional das Superioras maiores dos Institutos Religiosos.

PTE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top