Moita, Setúbal, 23 abr 2012 (Ecclesia) – A Conferência Vicentina da Paróquia da Moita, grupo de apoio social que ajuda mensalmente 600 pessoas, assinalou este domingo o 65.º aniversário com apelos à maior solidariedade dos fiéis e ao rejuvenescimento da instituição.
As comemorações, que contaram com a participação de responsáveis nacionais e diocesanos, incluíram a celebração da missa, durante a qual três adultos se comprometeram no serviço à Conferência, o descerramento de uma lápide e uma palestra, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Um dos desafios colocados aos participantes “foi o do rejuvenescimento, num quadro de cinco anos, tendo em conta os grupos mais velhos de catequese e de algumas secções dos escuteiros”, adianta o comunicado.
Os responsáveis lançaram um apelo aos fiéis da paróquia da Diocese de Setúbal, para aumentarem a ajuda aos mais carenciados, especialmente com géneros alimentares, dado que os apoios institucionais têm vindo a diminuir.
A Conferência Vicentina da Paróquia Moita integra a Sociedade de São Vicente de Paulo, inspirada no santo francês com o mesmo nome que viveu entre 1581 e 1660.
A instituição, fundada em Paris no ano de 1833 por um grupo de estudantes liderados pelo Beato Frédéric Ozanam, chegou a Portugal em 1859, quando foi criada a primeira Conferência, em Lisboa.
RJM