Fátima: Celebração nacional vai lembrar 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II

Fátima, Santarém, 18 abr 2012 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai promover uma celebração no Santuário de Fátima, a 13 de outubro, para assinalar os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965).

O anúncio foi feito hoje pelo secretário da CEP, padre Manuel Morujão, em declarações aos jornalistas, ao dar contas dos trabalhos da assembleia plenária do episcopado católico, que decorre até quinta-feira, em Fátima.

O padre Manuel Morujão adiantou que os bispos aprovaram uma nota pastoral intitulada ‘Celebrar e viver o Concílio Vaticano II’, iniciado a 11 de outubro de 1962, um acontecimento que classificou como “bússola da Igreja hoje”.

A CEP aprovou ainda a nota ‘Unidade da Europa, um projeto de civilização’, recordando que a União “não é propriamente uma comunidade economicista”, mas unida por “valores mais profundos que o simples utilitarismo”.

Segundo o padre Manuel Morujão, seria “impensável” ver “Portugal fora da União Europeia”

“A Igreja tem uma responsabilidade histórica, de valores que criaram a identidade da Europa”, acrescentou, pelo que “recordar esta verdade num tempo de crise é algo muito atual”.

O encerramento da assembleia está marcado para as 14h30, na Casa de Nossa Senhora das Dores, com uma conferência de imprensa na qual é apresentado o comunicado final.

A CEP é a entidade representativa da Igreja Católica em Portugal e uma das conferências mais antigas, atuando regularmente como tal desde os anos 30 do século passado, embora só em 1967 tivesse os primeiros estatutos.

São membros de pleno direito da CEP os bispos diocesanos, incluindo o das Forças Armadas e de Segurança, os bispos coadjutores e auxiliares.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR